ALGUNS PROJETOS
CURADORIA VIAJANTE DE ARTE : UMA CARTOGRAFIA CURATORIAL IMPERMANENTE PELO NORDESTE BRASILEIRO (2018)
Em 2018, passei 30 dias por alguns pedacinhos desse grande Nordeste, como parte de uma pesquisa acadêmica, e também por diversão e pelos vínculos familiares que me conectam a essa geografia e às suas tantas culturas. Pude conhecer muitos artistas, obras, ouvir sobre suas experiências e aprender sobre nossa história. No Centro de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina (PI); no Ecomuseu de Pacoti e os Jovens Exploradores (CE), na casa do artista Lucivaldo Oliveira e as suas aves da Serra de Baturité (CE); na editora brasileira especializada na produção de literatura de cordel, a Lira Nordestina, no Juazeiro do Norte (CE); no ateliê de Carlos Henrique (CH) e as suas xilogravuras, no Crato, região do Cariri, (CE); na casa da revolucionária Bárbara de Alencar, no Exu, Pernambuco, onde nasceu em 1760; no Museu do Sertão e as obras da artista Ana das Carrancas (1923 - 2008), em Petrolina (PE); e no Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato (PI), e suas inscrições de rupestres 12000 – 6000 B.P., e muitos mais anos.
Temos de destruir "abstrações preconceituosas e estereotipadas, buscando conhecer as diversidades constitutivas de cada área e de cada parcela da população nacional e, o mais importante, nos preparando para suportar a diferença, para respeitá-la”, citação de um trecho da obra de Durval Muniz de Albuquerque Junior, a “Invenção do Nordeste”.
Curadoria: Cristiélen Ribeiro Marques
BASTIDORES DO PROJETO CURATORIAL - CAFÉ EM RONDÔNIA (2020)
Em fevereiro de 2020 realizamos um estudo de campo para um projeto curatorial idealizado por Renato Negrão, para contar em imagens e texto a história da produção cafeeira em Rondônia, mais especificamente da região em torno da cidade de Cacoal. Conheça um pouco de como foi o dia-a-dia da equipe em nosso caderno viagem digital.
Curador: Renato Negrão | Assistente e Redação: Cris Ribeiro Marques | Fotógrafo: Paulo Henrique